Relatórios, Curso de Museus e Acervo Gustavo Barroso
  O Curso de Museus foi criado através do decreto n.º 21.129 de 7 de março de 1932. Era vinculado diretamente à Direção do Museu Histórico Nacional, tinha a duração de dois anos e visava à formação de profissionais para atuação no próprio Museu, onde inclusive aconteciam suas aulas.
Em 1977 foi incorporado à Federação das Escolas Federais Isoladas do Rio de Janeiro - FEFIERJ, mas continuou a funcionar nas dependências do MHN. Somente em 1979, quando através do decreto lei n° 66.655,05/06/1979 a FEFIERJ passou a denominar-se Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (posteriormente Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO), é que o Curso transferiu-se definitivamente do MHN para o antigo prédio do Centro de Ciências Humanas - CCH na Urca.
Nesta pasta encontra-se toda documentação referente ao Curso de Museus durante sua vigência no MHN, bem como relatórios das Diretorias desde sua criação até a década de 1960, documentação relativa à Inspetoria de Monumentos Nacionais e a Gustavo Barroso